Desde os tempos mais remotos o ser humano vem enfrentando dor, sofrimento, vicissitudes, angústias e medos. A primeira luta foi pela sobrevivência, através do instinto de conservação. Quando alcançou a capacidade de pensar, “penso, logo existo”, passou a ter outras aspirações. Nessas buscas um conceito foi se formando: o da felicidade. E afinal, o que é a felicidade?
Na Grécia, berço da civilização, surgiu a ideia de que a felicidade se nutria do belo, através da cultura do Espírito. Epicuro, filósofo grego do período Helenista, acreditava que a chave da felicidade era a sabedoria. Sócrates, nos momentos derradeiros de sua existência, afirmou que “o homem não são suas vestes, seu invólucro, mas seu Espírito”.
Mais tarde o ideal epicurista sofreu violenta deturpação, ligando a felicidade à posse e ao prazer sensual, “possuir para gozar e ter para sobreviver”, esquecendo que de regra a posse é que possui o seu possuidor, não poucas vezes atormentando-o, por fazê-lo escravo do que tem. Muitos cultivam a convicção de que a felicidade é ter uma vida tranquila, sem problemas, mas não é bem assim. Em verdade, somos movidos pelas dificuldades, pelos desafios e pelos objetivos a serem alcançados, ter pelo menos uma boa razão para acordar e ir à luta, com alegria ou motivação.
No Sermão do Monte, Jesus nos mostra a ventura dos aflitos, que serão consolados, numa clara afirmação de que as aflições são passageiras (como os gozos), e que a forma como passarmos por elas é que formarão nosso verdadeiro caráter e nos farão merecedores das nossas recompensas futuras. O homem deve viver no seu mundo, mas sem se tornar escravo do mundo e dos bens materiais.
Desde os tempos mais distantes, aos dias atuais, o homem vem buscando respostas e soluções para suas necessidades e seus vazios. No livro “Uma Razão pra Viver” , Richard Simonetti afirma que “a felicidade não é uma estação, na viagem da existência; é uma maneira de viajar”. E a grande viagem a ser feita é para dentro de nós mesmos. Não é, pois, sobre poder ou prazer, é sobre ser feliz, na medida do possível. Agora ou depois!
Pauta anunciada (e cumprida)
Audiência anunciada aqui na coluna, entre a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria, Cacism, com representantes da empresa Sacyr e do governo do Estado acabou acontecendo. Eleita como uma das principais bandeiras da gestão do presidente Andrei de Lacerda Nunes, espera-se que as justas reivindicações de Santa Maria sejam comtempladas. Tem muita estrada pela frente e muitas correções e ajustes a serem feitos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
TCE - inscrições abertas
Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) publicou o edital de processo seletivo para estágio remunerado. Os interessados têm até as 10h do dia 13 de maio para efetivar a inscrição. Os inscritos deverão comprovar as disciplinas cursadas e atividades concluídas, conforme listagem disponível no edital. Os estágios serão realizados em Porto Alegre, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Santana do Livramento. Todas as informações estão disponibilizadas no edital, que pode ser acessado neste link.
Vacacaí invade residência
Um desvio do leito do Rio Vacacaí vem ameaçando residências. A denúncia foi feita por Roberto Leal Brezolin, morador na Rua Germano Ripp, entre o Campestre e a estrada de acesso ao Perau, na subida de Itaara. O desvio, feito por uma draga da prefeitura, segundo o morador, desbarrancou o rio, derrubou árvores e as águas estão invadindo o pátio e ameaçando residências. Moradores aguardam manifestação do município, do Ibama e as soluções necessárias.
Caminhos da reconstrução
Muçum ainda é um exemplo dos mais marcantes entre os municípios do Vale do Taquari que ainda tentam se reerguer e retomar sua vida normal, depois das enchentes do ano passado. Em conversa direta com o ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, ele declarou que os governos Federal e Estadual continuam mantendo contatos permanentes, para auxiliar na recuperação necessária. Na contabilidade do ministério, até agora foram investidos mais de R$ 400 milhões em parceria com o Governo do Estado e com as lideranças dos municípios atingidos.
Outra ajuda importante virá com o PAC Seleções, que ainda está elencando as prioridades que os municípios cadastraram no sistema. A ideia é ajudar na infraestrutura e também na retomada da economia com aporte de recursos a juro zero. Em termos globais, o ministro Góes informou que nesta semana, juntamente com a ministra Simone Tebet e com o ministro Rui Costa, começou a ser editada uma Medida Provisória para prevenção e enfrentamento a desastres naturais no país.
Cultura italiana e música internacional no Vale
A 39° Festival Internacional de Inverno da UFSM e 39ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto terão lançamento dia 11 de junho, às 20h, no Salão Paroquial de Vale Vêneto. Além de apresentações artísticas, ocorrerá também o descerramento do cartaz dos dois eventos, que serão realizados de
28 de julho a 4 de agosto. A programação deste ano reserva grandes surpresas, além das atrações já tradicionais na gastronomia e nos shows musicais.
São Jorge na telona
Dirigido, produzido e protagonizado por Alexandre Machafer, “Jorge da Capadócia” mostra a trajetória de um dos santos mais aclamados no Brasil. Um dos principais desafios foi contar a trajetória de um homem cuja história pertence a diferentes credos. O filme foi lançado com expectativa de ser um grande sucesso de bilheteria. A vida continua, nesta e em outras dimensões!